sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Para uma Dieta dar Certo

O POST É GRANDE MAS VALE APENA LÊ.........


                                                                   


Existem muitas dietas boas por aí. Mas, na minha opinião, sabe qual é a mais eficiente de todas? Éaquela que você consegue fazer.
Simples assim. Se você não tem nenhum problema de saúde e seguir uma dieta corretamente, vai emagrecer. O problema está justamente aí: SEGUIR A DIETA CORRETAMENTE.
Fazer dieta de segunda a sexta e sair no fim-de-semana não adianta. Sair da dieta aqui e ali (nem que seja só com aquela mordidinha), também não adianta. 
E para fazer a coisa certa? Bom, eu tenho os meus métodos. Vou contar como é, porque talvez eles sirvam para você também:
Comece pela escolha da dieta
O processo de emagrecimento leva algum tempo. Se você escolher uma dieta muito diferente do seu jeito de comer, fica quase impossível seguir. Afinal de contas, é preciso ter um mínimo de prazer com o que você come, certo?
Antes de começar uma dieta, leia bastante e informe-se sobre ela. Analise os alimentos permitidos com o que você costuma comer diariamente. Se for muito diferente, procure outra.
Comece a dieta antes mesmo de começar
A frase é estranha mas eu explico.
Uma dieta não pode ser aquela promessa de todo domingo: “Amanhã eu começo”.  Não é assim que se faz. Leve o termo dieta a sério e não como se fosse uma decisão do dia-a-dia, tipo “amanhã eu vou vestir a blusa verde”.
Dieta a gente não faz da boca pra fora. Se você começar uma dieta assim, como quem não quer nada, sem preparação, vai acabar saindo. E quanto mais vezes a gente começa e sai das dietas, mais fica com aquela sensação de que não vai conseguir.
Quer fazer dieta? É uma decisão importante. Entre o processo de escolher a dieta e começar, eu levo as vezes duas semanas. A decisão vai se consolidando aos poucos na minha cabeça. Algumas coisas que eu faço antes de começar:
. Leio e pesquiso sobre a dieta até saber tudo sobre o método. Tipo estudo mesmo.
. Eu me imagino fazendo a dieta no dia-a-dia. Imagino o que eu vou poder comer no café, no almoço, no jantar e nos lanchinhos, para saber se é tolerável.
. Eu começo a imaginar as maiores dificuldades que vou ter com a dieta e já vou planejando os meios de superar.
. Eu compro um caderninho novo para acompanhar a dieta comigo. Neste caderninho eu anoto TUDO o que eu como durante a dieta. Tipo escolinha. É pelo caderno que eu vou perceber onde é que eu acerto e onde eu estou errando.
. Com a dieta devidamente escolhida, eu vou ao mercado e deixo a minha casa toda preparada para ela. Com os alimentos permitidos sempre à mão.
Dieta é uma FASE DA VIDA
É assim que eu encaro. Como se fosse um curso superior ou um curso de inglês. Porque os resultados NÃO são rápidos e para passar no teste da balança é preciso APLICAÇÃO, do mesmo jeito que a gente faz quando quer se formar em alguma coisa.
Eu levei 1 ano da minha vida para emagrecer 40 quilos. E assim como um aluno em curso, claro que as vezes eu “faltava na aula”, porque ninguém é de ferro. Ou seja: sim, eu dava as minhas saidinhas. Mas isto era de vez em quando. Se você falta na aula uma vez por semana, vai tomar pau, certo?
Procure métodos pessoais para não sair da dieta
Bom, aí eu sou meio radical, porque senão eu escorrego mesmo. Mas cada pessoa é de um jeito e você deve fazer as SUAS tentativas. O que funciona pra mim é:
. No primeiro mês da dieta eu deixei de sair várias vezes para não dar de cara com cerveja, petiscos, pizza e outras coisas do gênero. Sim, é chato. Mas foi só um mês e eu não morri por causa disso. Depois do primeiro mês, como eu já tinha me acostumado a não comer certas coisas, voltei à vida normal. E aí eu fui aprendendo a me controlar aos poucos. Porque mudar nossos hábitos alimentares leva tempo. Não é em um mês, nem dois.
. Quando eu tinha vontade de comer a noite, eu ia dormir mais cedo.
. Eu nunca ia trabalhar sem levar os meus lanchinhos.
. Eu NUNCA saía de casa sem comer. Seja de tarde ou a noite. Eu jantava antes das festas e, quando tinha almoço na casa de alguém, eu pedia desculpas mas levava coisas permitidas pra mim.
. Toda vez que eu começava a pensar em comida, procurava imediatamente alguma atividade: ler, internet, estudar, caminhar feito doida mesmo, X! Qualquer coisa que tirasse a comida da cabeça. Na maioria das vezes eu saía andando. Literalmente. Inclusive porque andar ajudava a tirar o meu mau-humor (sim, as vezes dava mau-humor)
Se sair da dieta, controle-se
A gente tem a péssima mania de ser 8 ou 80. Se a gente não resiste a um chocolate, por exemplo, pensa logo assim: “Ah, eu já saí da dieta mesmo. Já era” - E a partir daí, chuta o pau da barraca.
Pois bem. Controle é prática. Se por um acaso você sair da dieta com alguma coisa, dane-se! Continue agindo como se não tivesse saído. Volte ao processo no minuto seguinte (não do dia seguinte), porque é assim mesmo, aos poucos, que você vai aprender a se controlar.
Um dia você come um chocolate inteiro. Praticando seu auto-controle, você vai aprender a comer 1 pedacinho só do chocolate. Com o tempo isto acontece. Mas é preciso de TEMPO. E é preciso saber que escorregadas acontecem, mas não podem colocar tudo a perder.
Saiu da dieta? Retome logo depois. E PENSE sobre a sua saída. Como poderia ter sido evitado?
Ah, isto é dificil? É chato? É mesmo. Ninguém falou que é fácil. Quem quer moleza senta no pudim. Não vai fazer dieta.
Invente comidas diferentes
O tédio na alimetação atrapalha muito. Invente comidas diferentes com os ingredientes permitidos na dieta. Se você não sabe cozinhar, peça ajuda para sua mãe ou para quem cozinha na sua casa.
O objetivo de uma dieta não pode ser só emagrecer
Importante. Importantíssimo!! Se a única coisa na sua cabeça é “emagrecer”, melhor nem começar.
O principal objetivo de uma dieta tem que ser MUDAR OS SEUS HÁBITOS ALIMENTARES. Emagrecer é conseqüência. Tenha consciência disto. Porque ninguém engorda à toa, a não ser que tenha alguma doença.
Se você não é doente, engordou porque comeu errado. E se você não mudar seus hábitos alimentares, vai emagrecer e engordar de novo. Grande porcaria, não?
É como eu disse antes: uma dieta tem que ser encarada como uma FASE DA VIDA. Não como a “eterna solução temporária para nossos exageros”. Uma FASE da vida é algo que vem, nós passamos por ela e depois acaba. É um TRATAMENTO DE SAÚDE e não uma coisa boba

3 comentários:

  1. Oi linda, passei pra te dizer que tem um presentinho esperando por você, passa lá no blog.
    Bjo bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Oi Alessandra, adorei estas dicas sobre dietas, ainda tenho muito que aprender.
    Deixei um selinho pra você no meu blog, passa lá e pega, tá?
    Lindo domingo!! Bjo

    ResponderExcluir
  3. nossa realmente amiga é grande o texto mais vale muito a pena ler, adorei.

    ResponderExcluir