quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Como manter o peso no Carnaval e outras datas comemorativas


BALAnça
O carnaval esta chegando e como de costume, grande parte dos brasileiros cai na “folia”, seja em festas de clube, em um cruzeiro, na praia ou na fazenda, todos saem um pouco da rotina, seja para descansar ou não. Antes de chegar o carnaval, a grande preocupação é perder peso, enxugar alguns quilinhos, ganhar massa muscular, diminuir o aspecto da celulite, etc. Mas não é porque o carnaval chegou que você deve relaxar, afinal você quer se manter bem antes, durante e depois do carnaval ou em qualquer outra data comemorativa.
Então, basta seguir algumas regrinhas para você curtir o seu carnaval de bem com o seu corpo e a sua saúde.
1) Logo de manhã, temos uma aumento do hormônio cortisol, é um dos momentos em que o corpo esta mais ativo, ficar sem comer neste período pode propiciar a perda de massa muscular, diminuir o metabolismo e conseqüentemente aumentar a fome no meio da manhã ou no almoço. Dica: sempre inclua um alimento integral neste período (ex: 1 fatia de pão integral ou 1 pão francês integral ou 1 porção de granola ou outro cereal); evite bolos, açúcares, pão branco, pois logo você estará com fome novamente.
2) Sempre após cada refeição espere cerca de 20 minutos, para então decidir se você irá comer mais alguma coisa, seja um suco, uma fruta, uma sobremesa ou repetir o prato. Na maioria dos casos a fome é saciada.
3) Quando bater aquela fome de doce, atenção, este pode ser um sinal de falta de vitaminas e minerais, como acido fólico, vitamina B6 e B12, magnésio, zinco e triptofano, ou indicar que você esta longos períodos sem se alimentar corretamente. Dica: Abuse nas saladas; quando possível escolha um suco misto (feito com mais de uma fruta e até mesmo com uma folha verde, exemplo: maracujá com limão e couve), assim você atinge mais facilmente a quantidade diária de algumas vitaminas e minerais. Não deixe de consumir alguma fonte protéica, como leite (derivados), carne ou ovo; alimentos ricos em triptofano (precursor da serotonina – hormônio do bem estar) podem ajudar, exemplo: leite e derivados, mel, grãos integrais, feijão, lentilha, nozes, banana, entre outros. Na hora de escolher um doce, o picolé de fruta é uma boa opção, pois tem poucas calorias.
4) Evite comer entradas ou couvert. Dica: prefira sempre uma salada como entrada ou vá direto ao prato principal.
5) Não caia nessa de achar que, ficando o dia todo sem comer para compensar a noite, irá lhe ajudar a manter o peso. Ficar longos períodos sem se alimentar pode diminuir o seu metabolismo, além do que, grandes quantidades de alimentos consumidos em uma única refeição serão estocados como depósito de gordura. Dica: Se você já sabe que no jantar irá aparecer alimentos mais calóricos, diminua a quantidade de alimentos do dia, mas sem pular refeições, faça pequenos lanchinhos a cada 3 horas, para que o seu balanço calórico do dia não seja negativo.
6) Agora se o seu negócio é cair nas bebidas, atenção, 1 grama de álcool contém 7 calorias, portanto, quanto maior o teor alcoólico, mais calorias. Dica: Se puder, dilua um pouco as bebidas (Ex: na caipirinha coloque menos álcool e acrescente um pouco mais de água); beba bastante água antes, durante e depois da festa; utilize copos pequenos como 150 ml.
7) Alimentos ricos em potássio são muito bem vindos, pois ajudam a eliminar o sódio (retenção de líquido), e para quem caiu no samba ou fez o uso de bebidas alcoólicas, ajuda a repor o potássio perdido no suor. Dica: inclua alimentos ricos em potássio como o damasco seco, o abacate, a acelga cozida, batata, a banana, etc.
8. Não cometa vários excessos no mesmo dia (Ex: comer um bolo no café da manhã, abusar no almoço, comer sobremesa e ingerir bebidas alcoólicas). Dica: um dia você escolhe uma sobremesa e no outro come um pedacinho de bolo, assim a sua ingestão calórica não ultrapassa as necessidades.
9) Inclua alimentos termogênicos no seu dia a dia, eles ajudam a gastar mais calorias. Exemplos: açaí, brócolis, acelga, laranja, kiwi, gengibre, couve, aspargo, linhaça, mostarda, vinagre de maça, entre outros.
10) Faça atividades físicas, dance, pule, nade, se divirta, manter-se feliz e ocupado diminui os hormônio do estresse e da fome.
Procure um nutricionista e monte o seu cardápio ideal para as férias e outras datas comemorativas.
“Não viva para comer, coma para viver”
Bom Carnaval !!!

2 comentários:

  1. Olá Alessandra, obrigada pela visita, já estou te seguindo e pode contar com meu voto, já votei e segui o blog também. Boa sorte.Te desejo sucesso.
    Bjs

    ResponderExcluir