segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ÓLEO DE CÔCO E SEUS BENEFICIOS PARA A SAÚDE!

ESSE EU ESTOU TOMANDO E RECOMENDO...

O óleo de côco é o alimento “da vez” e não é à toa: rico em diversos nutrientes, incluindo antioxidantes, estudos mostram ainda que ele pode  prevenir doenças cardiovasculares. Esse alimento é obtido a partir da prensagem da carne do coco maduro, que pode ser fresco ou seco (refinado ou virgem). O óleo refinado é tipicamente obtido do coco seco, chamado de copra. O óleo de coco virgem é obtido a partir de cocos frescos. Como elevadas temperaturas e solventes químicos não são empregados, o óleo virgem mantém seus fitoquímicos naturais, responsáveis pelo aroma e pelo sabor suave.
Estudos feitos com o óleo no Departamento de Nutrição da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, apontam que a substância, como parte de uma dieta equilibrada, diminui o desejo de comer doces e alimentos gordurosos.
O óleo de côco extra virgem, possui ainda uma alta concentração de ácido láurico, substância que protege o corpo de bactérias, vírus, fungos e protozoários e ajuda a regularizar o funcionamento intestinal, podendo auxiliar em casos de constipação ou diarréia.  Também rico em antioxidantes, o óleo de côco previne o envelhecimento precoce da pele e pode ser um excelente hidratante, promovendo a melhora da elasticidade e dando à pele uma aparência mais jovem e sadia. Ele pode ser massageado todos os dias diretamente sobre a pele, especialmente para peles mais secas. Seu uso também é sugerido para prevenção de estrias, decorrentes principalmente da gestação.
Em relação às doenças cardiovasculares, o óleo de côco, eleva o colesterol bom (HDL), auxilia na normalização dos níveis de lipídios (gorduras), protege o fígado dos efeitos do álcool e aumenta a resposta imunológica contra diversos microrganismos.
Quanto à melhor maneira de usá-lo, o óleo de coco pode ser misturado a iogurtes, vitaminas, sucos, sopas, saladas de frutas, saladas de folhas (como tempero), arroz, peixes, etc. Embora os estudos atuais demonstrem as propriedades nutricionais benéficas do óleo de coco, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não o reconhece como um alimento funcional, e portanto, não estabeleceu a recomendação do consumo do produto e de seus componentes.
Por fim, deve ficar claro que assim como nenhum outro alimento, o óleo de côco não faz milagre. Ele tem todos os benefícios citados, porém deve ser consumido sem excessos e associado a uma alimentação equilibrada, pois só assim esses benefícios poderão ser alcançados!

4 comentários:

  1. adorei a dica, afinal sempre é bom uma forcinha na dieta ne?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é sempre bom ter um plano B ne? kkkkkk se é pra nos ajudar vamos que vamos

      Excluir
  2. adorei a sugestão, curti
    beijão post novo no palimundo
    http://palimundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir